Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil é condenado pela morte de 12 pessoas em operação policial

Repórter Brasil

No AR em 14/03/2024 - 19:00

A Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) considerou o Brasil responsável pela execução extrajudicial de 12 pessoas na Operação Castelinho. A corte concluiu que as mortes resultaram de uma operação planejada por agentes estatais. 

O caso aconteceu em São Paulo, em 5 de março de 2002. Na ocasião, um grupo de integrantes do PCC foi atraído para um roubo com a falsa informação de que um avião com R$ 28 milhões aterrissaria em Sorocaba, no interior paulista. Quando o ônibus com o grupo chegou a um pedágio, agentes da Polícia Militar rodearam o veículo e dispararam durante cerca de dez minutos.

O Ministério Público denunciou 55 pessoas por homicídio, mas em 2017 a justiça paulista confirmou a absolvição de todos os envolvidos. 

A sentença divulgada nesta quinta-feira (14) determina que o Brasil preste atendimento às famílias das vítimas, que reconheça a responsabilidade pelos crimes e adote medidas que coíbam a violência policial, entre elas a implementação de dispositivos de monitoramento da PM no estado de São Paulo. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/03/2024 - 21:00

Últimas

O que vem por aí