Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lula e Macron inauguram 3º submarino da parceria entre Brasil e França

Repórter Brasil

No AR em 27/03/2024 - 19:00

Foi lançado, nesta quarta-feira (27), ao mar o terceiro submarino feito em parceria entre Brasil e França. O presidente Lula e o presidente francês, Emmanuel Macron, participaram do lançamento.

A cerimônia de batismo do toneleiro coube à primeira-dama,  Janja da Silva. Em seguida, ao lado do presidente francês Emanuel Macron, Lula apertou o botão, que deu início ao lançamento.

O lançamento do toneleiro é o terceiro de uma nova série que vai garantir a paz na amazônia azul. 

Lula ressaltou em seu discurso a importância da parceria do país com a França. O programa de desenvolvimento de submarinos, o Prosub, começou em 2008, em seu segundo mandato.

O presidente da França, Emanuel Macron, destacou as parcerias tecnológicas entre os dois países, incluindo a construção de satélites e a possível venda de novos aviões de combate, como os franceses Rafale.

O Prosub só foi possível porque a França se dispôs a repassar tecnologia de construção ao Brasil, que assim entra no seleto clube de países com capacidade de construir seus próprios submarinos, considerados uma das principais armas de guerra da atualidade.

O toneleiro é o terceiro submarino da família. Antes dele, foram lançados ao mar e já estão a serviço da marinha o Riachuelo e o Humaitá.

O tonelero tem 71 metros de comprimento, tripulação de 35 pessoas, pode submergir a mais de 250 metros e permanecer em missão por até 70 dias. Mais dois submarinos estão previstos para serem lançados, dentro do programa de transferência de tecnologia entre os dois países. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/03/2024 - 22:20

Últimas

O que vem por aí