Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Macron começa visita ao Brasil por Belém; cacique Raoni é homenageado

Repórter Brasil

No AR em 26/03/2024 - 19:00

O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou nesta terça-feira (26) ao Brasil para uma série de agendas ambientais, políticas e estratégicas. O primeiro compromisso foi nesta tarde em Belém, no Pará. 

O presidente Lula viajou até Belém para recepcionar o presidente francês. Lá, dois viajaram de barco até a ilha de Combu, onde Macron entregou a Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta honraria francesa, ao cacique Raoni, uma importante liderança indígena da etnia Kaiapó.

Os dois também discutiram a agenda ambiental. Essa passagem de Macron por Belém é simbólica, porque a capital paraense vai sediar a COP30, a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, do ano que vem. 

Amanhã, Macron cumpre agendas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na quinta (27), ele vem à Brasília, quando há expectativa de acordos bilaterais. A França é o terceiro maior investidor no Brasil, com cerca de US$ 38 bilhões aplicados aqui. No ano passado, o comércio bilateral entre os dois países foi de  US$ 8,4 bilhões. 

O último encontro entre Lula e Macron foi nos Emirados Árabes Unidos, durante a COP28, no fim do ano passado. Na ocasião, Macron se posicionou contra o acordo Mercosul - União Europeia, que vem sendo negociado há anos. Não se sabe se esse acordo vai ser discutido oficialmente durante a visita. Apesar disso, há expectativa de que a viagem seja positiva para os dois países, que devem assinar mais de 30 atos e acordos.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/03/2024 - 21:25

Últimas

O que vem por aí