Em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, as chuvas fortes deixaram cinco bairros isolados. Em apenas dois dias, foram registrados 380 mm de chuva. A pior situação foi na comunidade Folha Seca, onde a ponte sobre o Rio Escuro cedeu, isolando cerca de 800 pessoas.
O Exército construiu uma ponte temporária no bairro e tem feito travessias de bote de alguns dos isolados. As famílias estão sendo atendidas pela prefeitura e pela Defesa Civil. Elas recebem água, alimentos e produtos de higiene e limpeza, que são levados de helicóptero.
O município decretou situação de emergência e, como o abastecimento de água ficou comprometido em toda a cidade, serviços públicos, como creches e postos de saúde, estão sem funcionar desde quinta-feira (7).
No estado as chuvas de verão já deixaram cerca de mil desalojados e 1.100 desabrigados, além de 16 mortos. O tempo quente na região levará a novas chuvas hoje (9) e domingo (10). Elas serão mais fracas, mas o solo está encharcado, há risco de deslizamentos. Na segunda-feira (11) o tempo melhora e espera-se a retomada dos serviços básicos
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.