Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Palavrões causam mais incômodo que racismo, afirma Jefferson Tenório

Repórter Brasil

No AR em 05/03/2024 - 19:00

O livro “O avesso da pele”, de Jefferson Tenório, se tornou pivô de uma polêmica no fim de semana por causa de uma tentativa de censura. Com a repercussão, a obra figurou entre as mais vendidas em sites online. Professores, intelectuais e os ministros da Cultura, Margareth Menezes, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, saíram em defesa da obra. 

Na semana passada, uma professora de Santa Cruz fez uma postagem nas redes sociais criticando o uso do livro em escolas de nível médio e pediu a retirada da obra da biblioteca. Segundo ela, o livro tem palavras de baixo calão. A regional de educação, onde fica Santa Cruz, acatou o pedido e mandou retirar a obra das bibliotecas. Com a repercussão do caso, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul ordenou que a regional voltasse atrás. 

Nas redes sociais, Jefferson Tenório lembrou que o livro foi aprovado pelo Ministério da Educação no governo passado e lamentou que palavras de baixo calão causem mais incômodo do que o racismo, a violência policial e a morte de pessoas negras. A editora da obra disse que a censura viola princípios fundamentais da educação e da democracia, e empobrece o debate cultural. 

“O avesso da pele” aborda o racismo estrutural e a violência policial. O romance foi vencedor do Prêmio Jabuti, o maior literário do Brasil, e teve direitos de publicação vendidos para mais de 10 países. 

Entrevista 

Para falar mais sobre “O avesso da pele”, racismo estrutural e a literatura o ensino brasileiro, o Repórter Brasil conversa com o autor Jefferson Tenório. 

Acompanhe a entrevista completa.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/03/2024 - 21:35

Últimas

O que vem por aí