Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parceria vai reduzir custos de tratamentos de leucemias e linfomas

Repórter Brasil

No AR em 26/03/2024 - 19:00

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nesta terça-feira (26) uma iniciativa para combater a doença. A parceria pode diminuir os custos e aumentar o acesso da população a terapias genéticas para tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A parceria apresentada pode reduzir, em até 90%, o custo de um tipo de terapia para pacientes com tumores nas células sanguíneas como leucemias agudas e linfomas. A terapia CAR-T é um tratamento de imunoterapia, uma reprogramação da célula. Depois de retirada do paciente e reprogramada em laboratório essa partícula se torna capaz de combater células tumorais.

Esse é um tratamento caro, e só o produto custa cerca de R$ 2 milhões para cada paciente na rede privada. A negociação com uma empresa dos Estados Unidos vai reduzir o preço e garantir o tratamento pelo SUS. O acordo prevê a transferência de tecnologia e a capacidade de produzir aqui no Brasil um vírus, utilizado no tratamento, capaz de combater o câncer. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/03/2024 - 21:20

Últimas

O que vem por aí