Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa aponta soluções de urbanização para evitar alagamentos

Ao longo das décadas, Belo Horizonte se expandiu a partir de um modelo de urbanização que privilegiou a canalização dos cursos de água, cobertura de rios, supressão das matas e a intensa impermeabilização do solo.

A redução da infiltração das águas de chuva e o aumento da quantidade e da velocidade do escoamento são as principais causas dos alagamentos. A Avenida Prudente de Moraes é um exemplo disso.

Em 2017, o engenho civil e ambiental Deyvid Rosa defendeu uma dissertação de mestrado apontando para soluções de drenagem urbana.

Usando modelos computacionais e dados da prefeitura de Belo Horizonte, o engenheiro, com apoio de pesquisadores da UFMG, construiu um plano hidrológico para a bacia do rio Leitão, que fica na região centro-sul da capital mineira.

Entre as técnicas estão telhado verde, pavimento permeável, reservatório individual de águas das chuvas, as trincheiras de infiltração, inclusão de material drenante e a plantação de outras vegetações que auxiliam na retenção e infiltração das águas.

 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/03/2024 - 21:15

Últimas

O que vem por aí