Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PIB fecha ano de 2023 com alta de 2,9% e recorde para o agronegócio

Repórter Brasil

No AR em 01/03/2024 - 19:00

Puxado pela agropecuária e com bons números da indústria e do setor de serviços, a economia brasileira teve uma alta de 2,9% no ano passado.

A alta foi puxada pelo setor agropecuário, que teve um crescimento de 15% no ano passado, com destaque para soja, com 25% de aumento na produção, e o milho, com 19% de alta.

Mas além da força do agro, outro setor que também cresceu foi o consumo das famílias, impulsionado principalmente pelo aumento da massa salarial, ou seja, mais dinheiro circulando na economia, menor inflação, e também por conta dos programas de transferência de renda do governo federal.

O setor de serviços aumentou 2,4% e a indústria 1,6%. As exportações cresceram 9,1% e as importações diminuíram 1,2%, melhorando a balança comercial.

Em entrevista coletiva em São Paulo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, celebrou o resultado do PIB e destacou a alta recorde do setor agropecuário.

De acordo Haddad, em 2023, não foi o investimento que puxou o crescimento, mas sim o setor agrícola, o consumo das famílias, o consumo do governo e as exportações. Segundo o ministro, agora é necessário criar um ambiente ideal para que o empresário invista, sem risco inflacionário .

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/03/2024 - 21:15

Últimas

O que vem por aí