Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

População em situação de rua no Rio chega a quase 8 mil pessoas

Repórter Brasil

No AR em 27/03/2024 - 19:00

Mais de 227 mil pessoas viviam em situação de rua no Brasil, em 2023. O dado é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No Rio de Janeiro, segunda maior cidade do país, mais de 7,8 mil pessoas estavam nessa situação, de acordo com o último levantamento da prefeitura.

Para atender parte dessa população, foi aberto hoje na capital fluminense um ponto de acolhimento que oferece vários tipos de serviços.

O espaço inaugurado hoje fica a poucos metros do estádio do Maracanã. Segundo a prefeitura, essa região é uma das que concentra maior população em situação de rua na cidade do Rio.

Essas estruturas funcionam 24 horas por dia, e oferecem banheiros, lavanderia, armários com cadeado, serviço de barbeiro, kits de higiene e vestuário, atendimento de prevenção em saúde e saúde mental.

Tem ainda auxílio para emitir documentos e atendimento veterinário com vacinação para os animais.

Quem desejar pode ser encaminhado para abrigos, unidades de moradia transitória ou de acolhimento de adultos da prefeitura.

Desde dezembro do ano passado, por um decreto do prefeito eduardo paes, o rio de janeiro realiza internação compulsória de pessoas em casos específicos como intoxicação grave, risco de suicídio ou qualquer situação de risco de vida iminente

Nesses casos, o atendimento inicial é feito pelo corpo de bombeiros ou pelo Samu e a decisão pela internação involuntária deve ser tomada por uma equipe médica.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/03/2024 - 22:45

Últimas

O que vem por aí