Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio de Janeiro tem 40 denúncias de mulheres por violência obstétrica

Repórter Brasil

No AR em 30/03/2024 - 19:00

Quarenta mulheres denunciaram ter sofrido violência obstétrica no Rio de Janeiro nos últimos quatro anos. Os dados são da Defensoria Pública e da Associação de Doulas, profissionais que acompanham a mulher durante toda a gestação e também no parto.

No momento de ter os seus bebês essas mulheres relatam ter passado por situações de abandono, impossibilidade de escolher entre o parto normal e a cesariana e até agressões verbais. Os casos de violência obstétrica  foram denunciados por meio deste site criado pela Associação de Doulas do Rio de Janeiro, em parceria com a Defensoria Pública.
  
Na semana passada, teve repercussão o desrespeito com uma gestante numa maternidade em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Queli Adorno, de 35 anos, deu à luz no chão da recepção depois de ouvir da obstetra que ainda não estava na hora e que ela deveria voltar pra casa. Com a divulgação das imagens a médica foi demitida. 
 
No Brasil não há uma lei federal que defina o que é a violência obstétrica e uma punição para os autores. Para especialistas, é entendida como conduta abusiva que cause sofrimento físico ou psicológico às gestantes. No Congresso Nacional vários projetos tratam do assunto. Um deles propõe a criação de uma política nacional de parto humanizado.  
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/03/2024 - 23:20

Últimas

O que vem por aí