Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Terras indígenas Kayapó, Yanomami e Munduruku seguem sendo devastadas

Repórter Brasil

No AR em 11/03/2024 - 19:00

Quatro hectares, o que corresponde a quatro campos de futebol, desmatados por dia em terras Kayapó, Yanomami e Munduruku, só em 2023. Os números representam 90% da área desmatada no país dos povos originários, segundo o Greenpeace Brasil.

Em todo o ano passado, o garimpo devastou 1.409 hectares dos três povos. Os Kayapó, no Pará, foram os que mais sofreram com a devastação, com mais de mil hectares devastados, enquanto a perda no território Yanomami, em Roraima, foi de 239 hectares e na Munduruku, também no Pará, foi de 152 hectares. Juntos, os três territórios perderam 26,4 mil hectares para a atividade ilegal no acumulado até 2023.

No último ano, o governo federal ampliou as ações de combate ao garimpo ilegal. Mas, segundo o Greenpeace, é preciso ampliar as políticas públicas. Ainda segundo a organização, outro problema precisa ser enfrentado: endurecer a fiscalização.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, houve redução de 36% de áreas degradadas por garimpo em 2023, sendo 85% na terra Yanomami. Ainda, foram feitas 673 ações fiscalizatórias em 98 terras indígenas, com apreensão de quase R$ 120 milhões em multas.

Em nota, o Ibama disse que atua de forma ininterrupta na terra Yanomami desde fevereiro de 2023. Desde então, fez o bloqueio de combustíveis, alimentos e outros fluxos de suprimentos para inviabilizar a permanência dos garimpeiros. Também foram apreendidas e destruídas aeronaves, barcos e outros veículos para mineração ilegal. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/03/2024 - 21:15

Últimas

O que vem por aí