Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Transição energética: é preciso renovar e reciclar fontes existentes

Repórter Brasil

No AR em 12/03/2024 - 19:00

Substituir uma fonte de energia por outra mais sustentável é vista como uma atitude fundamental e vem sendo discutida no mundo inteiro. A transição energética também é uma pauta constantemente do G20, um fórum de cooperação econômica internacional formado por nações desenvolvidas e emergentes. 

Este mês, Brasil e Reino Unido assinaram parceria para novas pesquisas sobre minerais estratégicos para a transição energética. Um acordo semelhante já havia sido firmado com a China, para troca de experiências dos profissionais e de tecnologia. 

Nos últimos 50 anos, 18% da energia consumida no Brasil foi na forma de eletricidade e 82% a partir da queima de combustíveis, o que mostra como somos dependentes de dos combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão, que emitem gases poluentes.O país assumiu o compromisso de fazer uma mudança, ou seja, trocar gradualmente esses combustíveis por fontes renováveis, como sol, água, vento e biomassa. Para o Brasil, o desafio é se desenvolver dentro de um novo cenário, o do consumo de energia sustentável, que concilie geração de emprego, renda, inclusão social e combate às desigualdades.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/03/2024 - 20:50

Últimas

O que vem por aí