Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Corregedor Luís Felipe Salomão pede afastamento de juízes da Lava Jato

Repórter Brasil

No AR em 15/04/2024 - 19:00

O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, determinou, nesta segunda-feira (15), o afastamento da ex-titular da 13ª vara de Curitiba, Gabriela Hardt.

Dois desembargadores que atuam no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) e um juiz também foram afastados das funções. Eles são investigados por supostas irregularidades durante os trabalhos na Lava Jato.

Gabriela Hard é investigada por infrações administrativas graves, como peculato, prevaricação e corrupção. Ela atuou como como juíza federal substituta do ex-juiz Sérgio Moro. Atualmente ela trabalha numa vara recursal no Paraná.

Segundo a decisão do CorregedorNacional de Justiça, a magistrada cometeu irregularidades ao validar um acordo entre o Ministério Público Federal, a Petrobras e autoridades dos Estados Unidos, que previu repasses para um fundo que seria gerido pela força-tarefa da Lava Jato.

Os repasses foram suspensos em 2019 pelo Supremo Tribunal Federal. A decisão também indica que Gabriela pode ter discutido os termos do acordo "fora dos autos" e por meio do whatsapp.

Já os magistrados Carlos Eduardo Thompson Flores e Loraci Flores de Lima, desembargadores do TRF-4, e Danilo Pereira Júnior, atual juiz titular da 13ª vara de Curitiba, são acusados de descumprir decisões do Supremo.

Os três teriam burlado uma determinação do STF ao aprovar a suspeição do então juiz da Lava Jato, Eduardo Fernando Appio.

Todos os afastamentos serão analisados amanhã pelo Conselho Nacional de Justiça.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/04/2024 - 22:30

Últimas

O que vem por aí