Muita gente torce o nariz para estudar cálculos, geometria. Mas com o avanço da tecnologia, a participação da matemática na economia só cresce.
Hoje já faltam profissionais especializados no mercado de trabalho. Para o Brasil, é um desafio formar esses jovens e suprir a demanda por mão de obra.
Com novas tecnologias como a inteligência artificial e a inteligência de negócios, a matemática é cada vez mais valorizada pelas empresas. Ela pode ser uma ferramenta para combater problemas sociais, fome, pobreza, crises climáticas e até de saúde pública. A publicação "Matemática para a Ação" da Unesco destaca a importância dos matemáticos para a resolução de temas complexos.
O diretor de tecnologia de uma das empresas que contratam matemáticos explica o perfil de profissional desejado pelo mercado.
A empregabilidade para quem se forma em matemática é de praticamente cem porcento. O crescimento na carreira também é acelerado. Segundo a associação brasileira das empresas de tecnologia da informação e comunicação, todos os anos, o brasil coloca no mercado cerca de cinquenta e três mil novos matemáticos. Para cada um desses profissionais existem três vagas de emprego.
Apesar do otimismo da pesquisa, quem está no mercado vê dificuldades. As falhas também estão no ensino básico.
A última avaliação do programa internacional de avaliação de estudantes, pisa, de 2022, revelou que 73% dos alunos brasileiros tiraram nota abaixo do mínimo em matemática. Isso significa que em cada dez estudantes, sete não conseguem fazer os cálculos mais simples.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.