Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uerj cria comissão que pode cassar títulos de ex-presidentes militares

Repórter Brasil

No AR em 02/04/2024 - 19:00

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro confirmou a criação de uma comissão da memória e da verdade, para apurar violações de direitos humanos e práticas antidemocráticas no período da ditadura contra servidores e estudantes da universidade.

A comissão será formada por professores, funcionários e alunos dos cursos atuais da universidade. Uma das propostas é a cassação do título de doutor honoris causa concedido ao general e ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, em 1974.

Já a Universidade Federal do Paraná cassou os títulos de doutor honoris causa concedidos a três generais que foram presidentes na época da ditadura. A decisão foi tomada ontem.

Tiveram as titulações cassadas os marechais Castello Branco e Costa e Silva, além do general Ernesto Geisel. O título de doutor honoris causa é concedido pelas universidades a pessoas com prestígio intelectual e destaques em áreas como ciências, letras, artes ou contribuições a causas sociais.

As cassações foram definidas em reunião do conselho universitário da Universidade Federal do Paraná. 40 conselheiros votaram a favor e três foram contra.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/04/2024 - 22:00

Últimas

O que vem por aí