Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mudanças climáticas: tendência de aumento de chuvas extremas no Sul

Repórter Brasil

No AR em 23/05/2024 - 19:00

Um estudo publicado em revista científica internacional aponta que a região Sul do Brasil vem apresentando, desde 1950, tendência de aumento de extremos de chuvas, como as que têm atingido os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A conclusão é de pesquisadores do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - em parceria com o Serviço de Meteorologia do Reino Unido.

Os cientistas analisaram dados de estações meteorológicas do mundo todo para avaliar os indicadores de extremos climáticos que ocorreram em diferentes partes do planeta entre 1950 e 2018.

Esses dados indicam que, em 70 anos, grandes áreas da região Sul do país registraram dias de chuva intensa: acima de 10 milímetros e com aumentos significativos, de cerca de 2 milímetros por década.

Isso significa, segundo os pesquisadores, que há uma tendência de aumento na frequência e na magnitude de extremos de chuvas capazes de gerar inundações no Sul do país.

E, para esses pesquisadores, o que está acontecendo agora no Sul não é nenhuma surpresa: já estava alertado e previsto nos estudos.

Um outro estudo, de 2021, também dos pesquisadores do CEMADEN, chama a atenção para o alto risco de inundações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com o aquecimento do planeta.

Ainda segundo os cientistas, os eventos climáticos extremos já são realidade e é preciso que os governos façam a prevenção de uma forma inédita, que passa também por uma mudança de cultura: a população precisa entender que tem de deixar locais de risco quando houver um sinal de alerta.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  chuvas RS chuvas

Criado em 23/05/2024 - 21:55

Últimas

O que vem por aí