Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo recomenda redes especializadas para o combater a desinformação

Repórter Brasil

No AR em 20/06/2024 - 19:00

A Academia Brasileira de Ciências lançou hoje (20), no Rio de Janeiro, um relatório com recomendações para o combate à desinformação científica.

Uma das conclusões do documento foi de que o conteúdo enganoso não é criado por acaso. Um dos propósitos é a obtenção de lucro. 

A autora do relatório, Thaiane Oliveira, explica que, ao longo da pesquisa, percebeu “o quanto tinham pessoas que lucravam com isso, através de vendas de produtos, serviços promovendo a desinformação, quando por exemplo traziam assuntos que traziam envolviam as emoções das pessoas, o medo, a necessidade de uma cura urgente”. 

Entre as recomendações do estudo para o enfrentamento das informações estão: a promoção da divulgação científica, o fortalecimento da comunicação de universidades e demais instituições de pesquisa por meio da criação de agências de notícias científicas especializadas, o investimento em educação, com o reforço do tema nos currículos educacionais.

Além disso, os pesquisadores pedem o estabelecimento de redes especializadas para combater a desinformação, incluindo a regulamentação de plataformas que lucram com as fake news. 

O trabalho foi entregue à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/06/2024 - 20:45

Últimas

O que vem por aí