Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Impacto das mudanças climáticas em populações vulneráveis 

Repórter Brasil

No AR em 04/06/2024 - 19:00

As populações mais vulneráveis socialmente são as que mais sofrem com as consequências das mudanças climáticas. No Rio de Janeiro um evento reúne especialistas para discutir o racismo ambiental e formas de reduzir os impactos climáticos nestas populações. Esse evento é uma parceria entre a organização ActionAid, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e outras instituições.

Nesse momento é importante falarmos sobre tragédia climática, tendo em vista o que está acontecendo com o Sul. Mais importante ainda é tratar sobre quem são as parcelas da população afetada mais vulneráveis e que terão mais dificuldade em se reerguer. 

No Rio Grande do Sul, por exemplo, todos os 140 quilombos foram atingidos pelas enchentes. Então, o povo negro, historicamente privado de direitos, está entre os que mais sofrem.  Isso a gente pode chamar de racismo ambiental, pouco conhecido. Um levantamento apontou que apenas 24% da população sabe o que é ou já ouviu falar em racismo ambiental. 

O que é racismo ambiental?

Para explicar melhor o que é o racismo ambiental, a TV Brasil conversou com Júnior Aleixo, especialista em Justiça Climática na ActionAid Brasil. Acompanhe. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/06/2024 - 20:25

Últimas

O que vem por aí