Tem onça solta no Rio de Janeiro! Mas podem ficar tranquilos: é a Jaguar Parade. A exposição pelas ruas da cidade alerta para os perigos que rondam um dos maiores símbolos da fauna brasileira.
Elas são os maiores felinos das américas e podem pesar até 130kg. Apesar de estar em diversos biomas brasileiros, a onça pintada é listada pelo Ibama como ameaçada de extinção no país.
Para alertar a população sobre a necessidade de preservação da espécie, será inaugurada, no Rio de Janeiro, a exposição de arte "Jaguar Parade".
Por enquanto 15 das 66 esculturas ficarão expostas aqui no Arpoador. Na próxima sexta, quando será inaugurada a exposição, elas serão espalhadas por diversos pontos da capital carioca.
Depois da mostra, as obras serão leiloadas e parte do dinheiro será destinado a Ongs que promovem a conservação da fauna brasileira.
Reconhecida como uma das maiores exposições de arte ao ar livre do mundo, a Jaguar Parade já teve edições em diversas cidade do país e do mundo, como Nova Iorque, São Paulo e Florianópolis.
A edição do Rio de Janeiro terá 39 esculturas inéditas. Entre elas, estão a do artista indígena tirry pataxó, que mostra parte do corpo da onça em chamas, por causa das queimadas e uma pintura tátil, feita com a ajuda de artistas com deficiência visual.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.