Você sabe o que é a inteligência artificial (IA) generativa? Um exemplo é o chat GPT, ferramenta que cria textos, vídeos, músicas.
Um estudo da Organização Internacional do Trabalho, em parceria com o Banco Mundial, mostra que quase 40% dos empregos na América Latina e Caribe podem ser influenciados pela IA generativa.
Tecnologias que criam a partir de modelos, textos, vídeos, músicas, arte, química, biologia e até produtos. A inteligência artificial generativa, como os chatbots, já ocupa um espaço considerável no mercado de trabalho.
Segundo um levantamento da Organização Internacional do Trabalho, até 38% dos empregos na América Latina e no Caribe podem ser influenciados pela IA generativa. 14% podem ter a produtividade melhorada e 5% correm o risco de serem eliminados.
O estudo revela também que mulheres, trabalhadores urbanos jovens e profissionais mais qualificados têm maiores riscos de serem substituídos pela inteligência artificial generativa.
Por isso, com esse potencial para causar desemprego, o ideal é tentar transformar a tecnologia em aliada.
Na América Latina e no Caribe, 17 milhões de empregos podem ter maior produtividade com o uso da inteligência artificial.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.