Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fim do genocídio? Israel e Hamas anunciam acordo de cessar-fogo 

Repórter Brasil

No AR em 15/01/2025 - 19:00

Israel e Hamas concordaram com um cessar-fogo que, se realmente implementado, promete pôr fim à guerra na Faixa de Gaza. A trégua prevê a libertação de reféns e a retirada de tropas, e entra em vigor no próximo domingo, dia 19. Desde o ataque, há quinze meses, em que o Hamas matou mais de 2.200 pessoas em Israel e sequestrou outras 250, a ofensiva israelense deixou mais de 46.700 mortos do lado palestino, a maioria mulheres e crianças. 

A confirmação do acordo colocou fim aos rumores que circularam nas agências de notícias ao longo de todo o dia. O Hamas foi o primeiro a informar que tinha aceitado a proposta e comunicado a decisão aos mediadores. Horas depois, o premiê do Catar, país anfitrião das negociações, fez o anúncio oficial: “O Catar, a República Árabe do Egito e os Estados Unidos estão felizes em anunciar o sucesso dos esforços conjuntos de mediação”, disse o Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani. 

Quase ao mesmo tempo, em Washington, o presidente Joe Biden enfatizou que os termos do acordo são basicamente os mesmos que ele havia proposto em maio do ano passado. Faltando cinco dias para deixar a Casa Branca, o democrata disse que tudo vem sendo compartilhado com a equipe do futuro governo de Donald Trump, a quem caberá garantir a implementação da trégua. Antes de qualquer liderança, Trump tinha postado: “Temos um acordo para os reféns no Oriente Médio, eles serão libertados em breve.”

“Por Deus, estamos muito felizes que esta crise, a tristeza, os bombardeios e mortes finalmente acabaram e que retornaremos às nossas cidades e às nossas famílias”, disse o jovem palestino Abdallah Al-Baysouni. 

Pelos termos, a primeira fase do cessar-fogo vai durar seis semanas. Nesse período, 33 reféns serão libertados pelo Hamas: mulheres, idosos e feridos. As forças israelenses vão se retirar das áreas mais populosas de Gaza, os deslocados poderão começar a retornar para casa, a entrada de ajuda humanitária vai aumentar e prisioneiros palestinos detidos em Israel serão soltos. 

Os detalhes de outras duas fases ainda serão anunciados, mas culminarão com a libertação de todos os reféns e a retirada total das tropas israelenses. Em Israel, apesar da oposição dos integrantes mais radicais do governo, pesquisas mostram que a maioria da população apoiava um cessar-fogo. Entre os familiares dos reféns, a comemoração veio acompanhada da incerteza quanto ao estado de saúde deles. Acredita-se que 94 ainda estejam em poder do Hamas, e que 34 tenham morrido. O acordo ainda precisa ser aprovado pelo gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o que deve ocorrer nesta quinta-feira. 

“Se Deus quiser, esse acordo vai acontecer. Há muitas pessoas que perdemos, sem podermos nos despedir, abraçar. Não vimos seus corpos. Até mesmo os túmulos foram revirados por tanques e queimados. E não sabemos como será nossa situação quando retornarmos ao norte”, desabafou uma palestina.

*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.  
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/01/2025 - 20:05

Últimas

O que vem por aí