Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inflação de 2024 fica em 4,83%, acima da meta do governo

Repórter Brasil

No AR em 10/01/2025 - 19:00

A inflação oficial em 2024 ficou em 4,83%, acima do teto da meta estipulada pelo governo. De acordo com o IBGE, o grupo alimentos e bebidas foi o que mais pressionou nos últimos 12 meses. E isso tem relação, também, com as enchentes no Rio Grande do Sul e a seca em diversos estados, que prejudicaram safras de alimentos e, com menor oferta, empurraram os preços para cima.

Em dezembro, a taxa de inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) marcou alta de 0,52%, fechando o ano com um aumento de 0,33%, acima da meta. Para todo o ano de 2024, o governo havia traçado a meta de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. 

De acordo com o IBGE, o grupo alimentos e bebidas foi o que mais pressionou o bolso dos brasileiros nos últimos 12 meses, com alta de 7,62%, seguido pelos grupos saúde e cuidados pessoais (6,09%) e transportes. Individualmente, o que mais pressionou o custo de vida no item alimentação e bebidas foi o café moído, com alta de 39,6%. Depois, o óleo de soja subiu 29,2% e as carnes tiveram aumentos de 20,84%.

O ministro da Casa Civil, Corsa, disse hoje que, em 2024, o Brasil passou por eventos climáticos extremos, como secas e enchentes em regiões produtoras de alimentos, que afetaram a inflação.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/01/2025 - 20:10

Últimas

O que vem por aí