Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Senado e Câmara elegem mesas diretoras neste sábado (1º)

Repórter Brasil

No AR em 31/01/2025 - 19:00

Neste sábado (1º) deputados e senadores elegem os parlamentares que vão compor as mesas diretoras de cada uma das casas do Legislativo. Na Câmara, três candidatos concorrem à presidência. No Senado, cinco concorrem ao cargo.

Os parlamentares retomam os trabalhos somente neste sábado, mas já nesta sexta-feira (31) muitos deputados e senadores já circularam pelo Congresso para distribuir santinhos e fazer campanha. Essa articulação também inclui um jantar nesta noite, que reúne apoiadores do senador Davi Alcolumbre, que concorre à presidência do Senado.

Do ponto de vista da organização para as eleições, está tudo preparado no Congresso, as cabines já foram montadas porque essa votação acontece por meio de cédulas de papel. Essa votação será iniciada no Senado às 10h, quando será escolhido o novo presidente. Serão necessários pelo menos 41 votos para que um dos cinco candidatos seja eleito.

Logo em seguida, às 11h, haverá a eleição dos outros integrantes da mesa diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários suplentes e quatro titulares. O mandato é de dois anos inclusive para os presidentes.

Na Câmara, como há um número maior de parlamentares, esse pleito será à tarde e segue o mesmo rito. A partir das 16h será a eleição do presidente, são três candidatos e serão exigidos pelo menos 257 votos para que um deles seja eleito. Depois, haverá também a eleição da mesa diretora, assim como no Senado. Alguns acordos foram costurados e pela expectativa serão eleitos o senador Davi Alcolumbre e o deputado Hugo Motta. Como existem outros candidatos, confira na reportagem o perfil de cada um deles.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/01/2025 - 20:15

Últimas

O que vem por aí