Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Murgas e comparsas de candombe animam carnaval no Uruguai

Repórter Brasil

No AR em 28/02/2025 - 19:00

Fevereiro é o mês do carnaval, e não apenas no Brasil. As festividades também são comemoradas em outros países, como o Uruguai, onde as ruas são tomadas pelos ritmos das murgas e comparsas de candombe. A reportagem da Telesur, uma emissora latino-americana, destaca a alegria e a tradição dessa celebração.

Durante o mês de fevereiro, o Uruguai se veste de carnaval. Diversos conjuntos artísticos, entre os quais se destacam as murgas e as comparsas de candombe, percorrem os bairros de Montevidéu, trazendo alegria à população. As murgas combinam teatro, música e crítica social, utilizando uma bateria que harmoniza os ritmos com instrumentos como bumbo, prato e caixa. Esses elementos de percussão são fundamentais para a criação de um som vibrante e envolvente.

As comparsas de candombe, por sua vez, são expressões artísticas tradicionais da cultura afro-uruguaia, originadas dos antigos toques de tambor dos escravos africanos. Essas comparsas têm sua expressão máxima nos desfiles, representando a riqueza cultural do país. 

As músicas, fantasias coloridas e os personagens arquetípicos das comparsas representam a essência do carnaval uruguaio. Essa festa, que ocorre em todas as noites de fevereiro, é considerada a mais representativa do país, celebrando a diversidade e a riqueza cultural do Uruguai.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/02/2025 - 21:05

Últimas

O que vem por aí