Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entrevista: BRICS defende acesso democrático à tecnologia e à IA

Repórter Brasil

No AR em 07/07/2025 - 19:00

Um dos temas centrais da reunião dos BRICS deste ano foi a inteligência artificial. Em declaração aprovada, o grupo manifestou a necessidade de democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico entre os países, com foco especial nos de menor desenvolvimento.

No documento, o grupo dos BRICS descreve a inteligência artificial como uma oportunidade singular para promover o desenvolvimento em direção a um futuro mais equitativo. Para tanto, o grupo defendeu a cooperação internacional, visando facilitar o acesso a tecnologias baseadas em inteligência artificial e aos componentes essenciais, além de remover barreiras ao financiamento de pesquisas e inovações nessa área.

A declaração ressalta a importância da Organização das Nações Unidas (ONU) para a governança global da tecnologia e aponta para a necessidade de evitar a fragmentação e a duplicação de esforços, que devem ser combatidas.

Clique no vídeo e acompanhe a entrevista sobre o assunto com Timo Bartholl, professor do Departamento de Geopolítica da Universidade Federal Fluminense.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/07/2025 - 22:05

Últimas

O que vem por aí