Hortas em Caruaru, Pernambuco, promovem fartura na alimentação e mais nutrição. Elas são responsáveis pela produção de alimentos biofortificados e estimuladas por políticas públicas. A reportagem é da PrefTV Caruaru, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.
Em lugares onde antes havia apenas terra batida, agora brotam hortas. Com elas, surgem alimentos que vão além de apenas saciar a fome, trazendo saúde, renda e esperança para quem mais precisa. Do campo à cidade, da terra à mesa, Caruaru demonstra que a alimentação é um ato de justiça social.
O processo começa no encontro das mãos com a terra, onde uma semente é plantada, trazendo esperança. Pela primeira vez no Brasil, uma cidade transforma alimentos biofortificados em políticas públicas. As hortas estão nascendo dentro das comunidades, trazendo novos sabores, mais nutrição e, principalmente, dignidade.
Essa iniciativa é fruto da parceria com a Rede BioFORT, da Embrapa, que desenvolve e distribui alimentos naturalmente mais nutritivos. O impacto na economia circular é significativo, embora não consiga ser mensurado diretamente. No curto prazo, as famílias estão se alimentando melhor; a médio prazo, espera-se um excedente produtivo, já que as variedades cultivadas possuem produtividade superior à média das variedades comercialmente disponíveis.
Caruaru é pioneira e já distribuiu mais de 200 mil mudas ricas em ferro, zinco e vitamina A. Com um investimento de R$ 500 mil, a meta agora é colher mais de 400 mil kg de alimentos nos próximos meses.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.