Como anda a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras do país? Começou hoje e vai até quinta-feira uma conferência nacional sobre o tema. Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde, o encontro acontece dez anos depois da última conferência da área e reúne representantes de todo o país para definir os rumos da política de proteção à saúde no ambiente de trabalho.
São delegados de todos os estados, trabalhadores, gestores e especialistas debatendo propostas que vão orientar as ações do governo nos próximos anos. O objetivo é reduzir acidentes, prevenir doenças ocupacionais e melhorar a qualidade de vida de quem está no mercado de trabalho.
Nesta edição, os debates se concentram em três eixos principais: a atenção integral à saúde do trabalhador, a proteção em situações de maior vulnerabilidade e a ampliação da participação social no controle dessas políticas.
"Se você tem pessoas com saúde, com certeza, no ambiente de trabalho, a produtividade vai ser maior. Acidentes não irão ocorrer ou, se ocorrerem, minimamente vai diminuir muito. Nós estamos falando de prevenção”, defende Cleonice Caetano, da União Geral dos Trabalhadores.
O que for aprovado na conferência servirá de base para a construção do Plano Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com medidas que terão impacto direto em milhões de brasileiros. O encontro segue até sexta-feira, em Brasília, e a expectativa é que as resoluções reforcem a importância de um país que valoriza não apenas o emprego, mas também o cuidado com quem trabalha.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.