Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Moraes pede data para julgamento de Bolsonaro e réus na trama golpista

Repórter Brasil

No AR em 14/08/2025 - 19:00

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pediu hoje que o ministro Cristiano Zanin marque a data do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus na ação sobre a trama golpista.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da trama golpista aqui no STF, fez o pedido formal — postado no sistema da Justiça — para que seja agendada a data do julgamento do Núcleo 1, formado pelos supostos responsáveis pela tentativa de golpe de Estado.

Esse pedido foi encaminhado ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, pois é a Primeira Turma que conduz esse julgamento. O requerimento vem um dia depois da apresentação das alegações finais — última etapa do processo antes do julgamento.

Ontem à noite, sete dos oito réus do Núcleo 1 entregaram suas alegações finais à Suprema Corte. Todos alegaram inocência.

Por causa disso, Alexandre de Moraes argumenta, no documento, que o processo está pronto para inclusão em pauta e que a definição da data é necessária para assegurar a efetividade da ação judicial.

Há expectativa, nos bastidores, de um julgamento célere, possivelmente já em setembro. Ele ocorrerá na Primeira Turma, e não no plenário completo do STF, formado por 11 ministros.

Esse será o primeiro julgamento, mas ainda existem outros núcleos. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/08/2025 - 23:40

Últimas

O que vem por aí