Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mundo: Israel avança o plano de construir assentamentos na Cisjordânia

Israel anunciou hoje que avançou no plano de construção para ampliar os assentamentos israelenses na Cisjordânia, território palestino. O projeto já havia sido interrompido duas vezes devido à forte oposição internacional. A informação sobre as novas unidades habitacionais foi dada pelo ministro das Finanças de Israel, Bazalel Smotrich, que afirmou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teriam concordado com a retomada, embora nenhum dos dois tenha confirmado o início das obras. O objetivo é integrar Jerusalém Oriental ao assentamento israelense Maale Adumim, o que, segundo o gabinete do ministro, sepultaria a ideia de um Estado palestino. Na prática, Israel busca ocupar toda a região e deslocar os palestinos, o que ameaça futuros acordos de paz. Atualmente, cerca de 700 mil colonos israelenses vivem entre quase três milhões de palestinos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, movimento não reconhecido pela maioria dos países.

Em Londres, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer recebeu o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e reafirmou o apoio do Reino Unido à Ucrânia. Zelenskiy tem se encontrado com líderes europeus para fortalecer alianças e garantir que os interesses do seu país sejam preservados nas negociações de paz com a Rússia. Após a reunião, anunciou nas redes sociais ter garantido um bilhão e meio de dólares de aliados europeus para a compra de armas dos Estados Unidos. Amanhã, o presidente americano Donald Trump terá o primeiro encontro desde 2021 com o presidente russo Vladimir Putin para tentar selar um acordo de paz. Trump alertou que a Rússia poderá enfrentar graves consequências se Putin não aceitar a proposta.

Enquanto isso, países da Europa continuam enfrentando forte calor e ondas de incêndios. Na Espanha, queimadas já destruíram quatro mil hectares e deixaram cinco feridos. Na província de Zamora, a polícia prendeu um homem suspeito de provocar alguns focos. Na Grécia, cerca de 18 mil bombeiros combatem as chamas em diversas regiões. Em Benvende, Portugal, uma idosa tenta proteger sua casa dos incêndios que começaram no último sábado. O clima quente e seco dificulta ainda mais o trabalho das equipes.

*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/08/2025 - 22:35

Últimas

O que vem por aí