A cidade de Belém montou uma megaestrutura para receber uma multidão de países, países com muita diversidade. A reportagem é de Mateus Miranda, da TV Cultura do Pará, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.
Belém já vive efetivamente os impactos e os efeitos positivos da COP30, que é considerado o principal evento de meio ambiente no mundo. A cidade passou por uma série de reformas de infraestrutura. Foram mais de 30 obras realizadas durante esse período, com um investimento do governo federal de cerca de R$ 5 bilhões.
A rede hoteleira foi muito buscada durante os últimos tempos. Inclusive, mais de 53 mil leitos foram disponibilizados para cerca de 140 delegações, que já estão na capital paraense. A expectativa é de que 160 estejam e, Belém até segunda-feira (10).
A cidade vive um ambiente diferente. É possível ver a presença de muitos turistas, de vários lugares do mundo: da Europa, da América do Sul, da América do Norte, da África também. E a cidade já vive uma expectativa bem diferente em relação ao final do ano. Houve o Círio de Nazaré, agora a COP30. O trânsito já passa por alterações, inclusive nas proximidades do Parque da Cidade. Tanto hoje (6) quanto amanhã (7) são feriados na capital paraense, justamente para poder facilitar o trânsito de pessoas que trabalharão na COP30 e que fazem suas atividades do cotidiano.
O fato é que é uma outra cidade. Belém era cidade antes da COP30 e, agora, está se tornando outra durante e será após a COP30.
Lembrando que o evento começa na semana que vem, a partir do dia 10 de novembro, e segue até o dia 21 de novembro na capital paraense, que será capital federal, inclusive.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.