Na semana passada, tivemos a Cúpula do Clima na COP30. Agora, começou também a Cúpula dos Povos, dentro da conferência.
As negociações que envolvem uma cúpula climática como essa — uma conferência do clima — reúnem muitos países, que precisam chegar a um consenso para a elaboração de uma declaração conjunta.
Hoje, o presidente da COP30 falou durante uma coletiva e disse estar satisfeito com o andamento dessas discussões. As negociações aqui em Belém estão em ritmo acelerado.
A primeira vitória foi terem conseguido fechar a agenda logo na abertura dos trabalhos — algo que não acontecia nas últimas quatro edições.
Mas a busca por consenso não é simples. Afinal, são 47 mil pessoas de 194 países, cada um com sua própria realidade e seus problemas específicos, em busca de uma solução coletiva. Por isso, não é incomum que as conferências terminem depois do prazo estabelecido.
Mesmo assim, a diplomacia brasileira está otimista. O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, afirmou que as negociações estão sendo muito bem conduzidas e ressaltou o clima de confiança entre os países participantes.
“Isto aqui é um processo que depende dos demais países. E se nós criarmos um bom ambiente de transparência e de confiança, talvez consigamos encerrar a COP30 no dia 21.”
Vale registrar também o encontro que a reportagem teve com o ambientalista Paul Watson — fundador do Greenpeace e também do Sea Shepherd. Uma figura de grande importância no cenário mundial do ambientalismo.
Watson, conhecido por sua luta contra a caça às baleias, lembrou que, tão importante quanto preservar as florestas, é manter vivos os oceanos — de onde vem a maior parte do oxigênio que respiramos.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.