Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Enamed: 99 cursos de medicina tiveram notas insatisfatórias 

Repórter Brasil

No AR em 19/01/2026 - 19:00

O resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), foi divulgado nesta segunda-feira (19). O Enamed avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. Quase 70% tiveram desempenho considerado satisfatório, mas os demais acendem um sinal de alerta.

Mais de 80 mil estudantes de medicina fizeram a primeira prova do Enamed, aplicada no ano passado. A avaliação tem cinco faixas de notas. Resultados acima de três são considerados satisfatórios. Já os cursos que obtiveram nota um ou dois terão 30 dias para apresentar explicações e podem sofrer sanções.

Segundo os ministérios da Educação e da Saúde, a principal preocupação é com cursos de medicina mantidos por universidades municipais, que não estão sob alçada federal, e com faculdades privadas com fins lucrativos, que apresentaram os piores resultados.

O Enamed é um exame obrigatório, e a nota também poderá ser utilizada para o ingresso em programas de residência médica. A próxima edição da prova está prevista para outubro.

Em nota, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior manifestou preocupação com o que chamou de caráter punitivo do exame. Segundo a entidade, os critérios e parâmetros de desempenho não teriam sido divulgados antes da aplicação da prova. A associação também considerou severas as punições previstas já na primeira edição do Enamed.

Mais cedo, os ministros da Educação e da Saúde disseram que as pastas vão acompanhar de perto a situação desses cursos para que se possa garantir a qualidade de ensino e da saúde do país. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/01/2026 - 21:10

Últimas

O que vem por aí