Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Internacional: Violência no Irã; Trump x FED; demolições em Gaza 

Repórter Brasil

No AR em 12/01/2026 - 19:00

O governo do Irã afirmou que a situação no país está sob controle, mesmo após o aumento da violência nos protestos dos últimos dias. O chanceler Abbas Araqchi disse que as manifestações ficaram mais sangrentas depois de ameaças de intervenção feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, grupos terroristas teriam se aproveitado do cenário para provocar confrontos. 

O ministro afirmou que o Irã está pronto tanto para a guerra quanto para o diálogo e anunciou que o acesso à internet será retomado gradualmente. 

Organizações de direitos humanos falam em mais de 500 mortes e milhares de prisões desde o início dos protestos.

Trump x FED

Nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, acusou Donald Trump de tentar usar uma ameaça de acusação criminal como forma de pressionar o banco central a reduzir os juros. Powell afirma que a investigação sobre reformas em prédios do FED seria apenas um pretexto para interferência política. 

Trump nega qualquer relação entre o caso e a política monetária, mas voltou a criticar Powell pelas taxas elevadas. 

A crise reacendeu o debate sobre a independência do banco central americano e gerou reações no Congresso.

Demolições de Israel em Gaza 

Mesmo após o cessar-fogo, Israel teria demolido mais de 2.500 prédios na Faixa de Gaza. A informação é do jornal The New York Times, com base em imagens de satélite. Autoridades israelenses alegam que as demolições atingem túneis e construções com armadilhas usadas por grupos armados. Palestinos, no entanto, denunciam a destruição de bairros inteiros e afirmam que o cessar-fogo é frágil. 

A segunda fase do plano de paz ainda não começou, enquanto a crise humanitária segue grave no território.

Redes sociais de crianças na Austrália 

Na Austrália, a Meta bloqueou mais de 550 mil contas nas redes sociais nos primeiros dias da nova lei que proíbe menores de 16 anos de terem perfis em plataformas como Instagram e Facebook. A medida é considerada a mais rigorosa do mundo e não permite exceções, nem mesmo com autorização dos pais. 

O governo diz que a regra é necessária para proteger crianças de conteúdos nocivos. Especialistas, porém, alertam para o risco de jovens migrarem para ambientes digitais menos seguros.

*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/01/2026 - 20:10

Últimas

O que vem por aí