Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Associação critica criação de "tropa de elite" na Guarda Municipal

Repórter Brasil

No AR em 16/03/2026 - 19:00

A nova força municipal de segurança começou a atuar nas ruas da cidade do Rio de Janeiro neste domingo. Nesse primeiro momento, são 600 agentes trabalhando em áreas com maior incidência de furtos e roubos.

O grupo é uma espécie de tropa de elite da guarda da guarda municipal, pois só os seus integrantes podem andar armados. Eles portam pistolas 9 mm e equipamentos não letais. Todos também vão usar coletes à prova de balas e câmeras corporais. A função básica é combater crimes de baixa intensidade, incluindo assaltos de rua. Segundo a prefeitura, eles não vão participar de operações contra facções criminosas, isto continuará a ser papel da Polícia Militar.

O novo grupo estreou em pontos específicos da cidade com maiores índices de assaltos. 

A Associação das Guardas Municipais do Brasil é contra a criação deste grupo de elite dentro da guarda. O vice-presidente da associação, Ramon Soares, disse que isso acaba criando uma casta que recebe melhores salários do que o restante do grupo. Ele também considerou ser importante que os comandos da Guarda Municipal e da Polícia Militar conversem entre si para evitar duplicidade de atuação.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/03/2026 - 20:15

Últimas

O que vem por aí