Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mulheres chefiam mais de 62,6% das famílias em déficit habitacional

Repórter Brasil

No AR em 16/03/2026 - 19:00

Cintia Franco vive em uma casa em Heliópolis, uma das maiores favelas do país, que fica na zona sul de São Paulo. Mãe de três filhos, ela conseguiu a casa própria no terreno da família.

Mas essa não é a realidade de muitas famílias. Segundo estudo da organização Habitat Brasil, feito a partir de dados do IBGE, o déficit habitacional atinge 6,2 milhões de famílias no país, que acabam tendo que viver de favor ou em moradias precárias. Do total das famílias em déficit habitacional, a maioria (62,6%) é chefiada por mulheres: são 3,9 milhões nessa situação.

Além disso, 27 milhões de famílias vivem em moradias inadequadas, sem saneamento básico ou com problemas estruturais graves.

A desigualdade se agrava ainda mais pelo recorte racial. Segundo o levantamento, mulheres negras podem levar até 184 anos para conquistar a casa própria, mesmo em uma área de favela.

O estudo considerou um modelo hipotético em que uma mulher negra conseguiria poupar R$ 31 por mês. Seriam necessárias 18 décadas para conseguir comprar uma casa em uma favela, onde o preço médio é de R$ 69 mil. 

Análise 

Sobre esse assunto, nós conversamos com Ermínia Maricato, urbanista e professora emérita da USP, para falar mais sobre o acesso à moradia e como a inclusão de mulheres nas políticas habitacionais pode reduzir desigualdades. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/03/2026 - 20:10

Últimas

O que vem por aí