Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rivellino conta trajetória nos gramados na série 10x10

Craque cobrava faltas e marcou época pela seleção, Corinthians e Flu

Com trajetória marcante no futebol brasileiro, o ex-jogador Roberto Rivellino fez história como meia e ponta-esquerda. O craque ganha homenagem no quinto episódio da série documental "10x10 - os donos da camisa" que vai ao ar pela TV Brasil nesta sexta (27), às 19h30. A emissora pública exibe a segunda parte do programa na segunda (30), em mesmo horário.

Ídolo das torcidas do Corinthians e do Fluminense, o atleta canhoto é considerado o inventor do "drible elástico" e cobrava faltas com potência e pontaria invejáveis. Rivellino foi um dos destaques da seleção brasileira tricampeã na Copa do Mundo de 1970, no México.

Com diversos apelidos, como "Bigode", "Reizinho do Parque" e "Príncipe das Laranjeiras", ele já se mostrava um garoto explosivo quando começou a praticar futsal. Rivellino aprimorou sua técnica quando partiu para os gramados e ao se tornar jogador profissional completo.

Dono de uma personalidade forte, Rivellino tinha enorme habilidade com a bola e ainda dispunha de um "canhão" na perna esquerda que lhe rendeu a alcunha de "Patada Atômica". Essa combinação resultou num exemplo do futebol mundial a ponto de ser inspiração para ninguém menos que Diego Maradona.

A partir de imagens raras do acervo preservado pelo Canal 100, a produção mostra às novas gerações jogadas e momentos da carreira de dez atletas que se destacaram com a camisa 10 no futebol brasileiro como Ademir da Guia, Dida, Dirceu Lopes, Gerson, Jairzinho, Pelé, Roberto Dinamite, Tostão e Zico.

Esse episódio da série apresentada pela TV Brasil traz depoimentos exclusivos de Rivellino e convidados como jogadores do porte de Edu Coimbra, Emerson Leão, Neto, Reinaldo e Zagallo, além de jornalistas experientes como José Trajano, Mauro Beting, Oscar Ulisses, Roberto Carmona e Washington Rodrigues.

Em dois episódios, os entrevistados comentam o estilo de força física e mental que ajuda na consolidação de um verdadeiro camisa 10. Eles contam histórias de bastidores e passagens curiosas da trajetória de Rivellino dentro de campo.

O veterano recorda histórias emblemáticas e jogadas pelas quais é lembrado até hoje e ajudaram a criar a lenda "Riva". As imagens de Canal 100 mostram cenas inesquecíveis do astro em competições internacionais como as Copas do Mundo de 1970, no México, 1974, na Alemanha, e 1978, na Argentina, além de grandes decisões com a camisa alvinegra ou tricolor.

Sobre a série

Gravações históricas com jogadas de atletas que vestiram a camisa 10 ilustram a sequência de 20 episódios que a TV Brasil leva ao ar em sua nova programação da série documental "10x10 - os donos da camisa".

O programa traz diversas entrevistas com os próprios homenageados e também apresenta depoimentos de jornalistas, técnicos e companheiros de time e seleção. São convidados que fizeram parte da trajetória esportiva desses ídolos do futebol brasileiro.

Entrevistas presenciais com os eternos craques complementam o material de acervo cinematográfico do Canal 100. As gravações com os gênios da bola foram realizadas em locações relacionadas ao esporte como o Museu do Futebol, em São Paulo.

Apenas a história de Dida será apresentada de modo diferente. Artilheiro do Flamengo e meia da seleção brasileira na década de 1950, ele faleceu em 2002, mas terá seus feitos narrados por amigos próximos, como Zico.

Talento reconhecido

A série exibida pela TV Brasil destaca que utilizar a camisa 10 em um time era o reconhecimento da destreza e aptidão de um jogador que muitas vezes fazia a diferença dentro e também fora de campo. A ideia é resgatar a magia do futebol bonito e bem jogado.

Nas últimas décadas, o futebol brasileiro e mundial sofre com a eliminação desta função nos gramados a partir de novas armações táticas. Em determinadas ligas, o foco na resistência e na força tem tornado os atletas menos criativos o que resulta num futebol que não destaca o desempenho individual.

Para reverter essa tendência, a obra realizada pela produtora Ovo Em Pé revela para as novas gerações alguns dos mais importantes jogadores brasileiros que encantavam multidões com habilidade, espírito de liderança e amor aos clubes que os defendiam. Essas qualidades os tornavam merecedores da camisa 10.

Serviço
"10x10 - os donos da camisa" – Roberto Rivellino – sexta-feira, dia 27/3, às 19h30, na TV Brasil
"10x10 - os donos da camisa" – Roberto Rivellino – segunda-feira, dia 30/3, às 19h30, na TV Brasil

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 26/03/2020 - 13:15 e atualizado em 26/03/2020 - 13:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí