Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Holambra

O plantio de flores baseado em técnicas holandesas mudou totalmente a

Sábados Azuis

No AR em 02/05/2013 - 04:30

Sábados Azuis - Holambra"Brasil dos Imigrantes" é a temática do próximo episódio da série Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo. O programa mostra o encontro, não muito comum, da cultura brasileira com a holandesa, destacando mais essa particularidade da nossa formação mestiça.

A origem do município Holambra está ligada ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando imigrantes holandeses vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Os contatos com o governo brasileiro resultaram na compra da fazenda Ribeirão, no interior do Estado de São Paulo, em 1948. No início, houve uma tentativa de se criar o tradicional gado holandês, o que não deu certo. A região sobreviveu muito tempo do cultivo e comercialização de frutas cítricas e ovos.

Mas foi o plantio de flores baseado em técnicas holandesas que mudou totalmente a região, trazendo-lhe a desejada prosperidade. A cidade hoje é conhecida como "Cidade das Flores" e abriga muitos brasileiros que migraram para a região, integrando-se ao estilo de vida holandês.

Um deles é Zé Dito, brasileiro que trabalhou com holandeses, aprendeu com eles técnicas de plantio e hoje tem sua própria empresa. Já Regina tinha 15 anos quando foi para Holambra trabalhar na produção de flores. Fez teste para auxiliar de escritório, passou e foi subindo de cargo até chegar à área de administração. Foi lá que ela e o Zé Dito se conheceram e casaram. Carlos Gouveia, amigo do casal, está na cidade há 12 anos e trabalha na empresa de flores Terra Viva. Ele fala muito bem da integração dos holandeses com os brasileiros.

Jan Janeltik, popularmente conhecido como João, é um holandês que veio para o Brasil aos 11 anos. Hoje, com 69 anos, ele é administrador do Museu Histórico de Holambra e um profundo conhecedor da imigração holandesa no país.




Criado em 04/12/2011 - 04:00 e atualizado em 06/06/2013 - 10:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí