Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oficina Escola

Formação e capacitação de jovens desempregados e em situação de risco

Sábados Azuis

No AR em 23/05/2013 - 04:30

Oficina de capacitação de jovensUma ação de cooperação entre o governo espanhol e o governo brasileiro, em 1987, foi o pontapé inicial para o início da Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa.

O próximo episódio da série Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo, mostra o trabalho da oficina, localizada em João Pessoa, e que tem por finalidade formar e capacitar jovens desempregados, em situação de risco social.

As ações pedagógicas baseiam-se no método "aprender a fazer, fazendo", por meio do qual os alunos, de ambos os sexos, participam de obras de restauração do patrimônio histórico em logradouros públicos, sempre visando a inserção no mercado de trabalho. As aulas teóricas acontecem na antiga fábrica de vinhos Caju Celeste.

A arquiteta Nahya Caju, está no projeto desde seu início, há mais de 19 anos. Apaixonada pelo que faz, ela tem lutado com o objetivo de "restaurar" seres humanos. E diz que é muito gratificante ver a mudança no comportamento dos jovens depois que eles ingressam no programa.

Ceiciane Cândido, cursa marcenaria e carpintaria na Oficina Escola. É um exemplo bem sucedido de transformação. Antes, rebelde, indisciplinada, havia largado os estudos. Depois de ingressar no projeto, ela completou o segundo grau e quer seguir a profissão aprendida no Oficina Escola.

O programa mostra ainda a participação dos jovens da Oficina no restauro em curso de um prédio do século XIX, que será uma futura escola de gastronomia. E, também na obra da Capela da Graça, construção histórica do século XVII.




Direção: Bebeto Abrante Produtora: CaradeCão

Criado em 13/11/2011 - 04:00 e atualizado em 06/06/2013 - 10:43

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí