Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Novos talentos do samba

Diogo Nogueira recebe os sambistas Renato da Rocinha e Hamilton Fofão

Samba na Gamboa

No AR em 05/10/2018 - 21:45

Este episódio do Samba na Gamboa aproveita a presença dos sambistas Renato da Rocinha e Hamilton Fofão para celebrar a renovação do nosso gênero musical mais popular e, ainda, para comentar como nosso celeiro de novos talentos tem se desenvolvido e colaborado para a difusão e fortalecimento do samba. 

Cria da comunidade de São Conrado, Renato da Rocinha viveu com o samba presente em sua vida desde a infância. Apesar de não ser músico, seu pai sempre foi um apaixonando pelo ritmo. Toda reunião em casa terminava em batucada. Ouviam Fundo de Quintal, Jovelina, Almir Guineto, Zeca Pagodinho e outros. Os anos se passaram e enquanto Renato aproveitava a voz potente como locutor de rádio, a paixão pela música ia ganhando corpo. Em 2008, finalmente tomou coragem de abraçar seu talento e mirou na profissionalização, gravando seu primeiro CD. De lá pra cá segue a dura, porém prazerosa, caminhada de um artista iniciante, sem padrinhos famosos, mídia ou investimento de uma gravadora. Depois de um início apenas como intérprete, ele começou a desenvolver sua veia de compositor, investindo cada vez mais em um trabalho autoral. 

Confira trecho deste episódio

Já Hamilton Fofão nasceu em berço de samba. Sobrinho neto de Silas de Oliveira, desde pequeno ele teve contato com toda musicalidade que pulsa em sua comunidade, a Serrinha. Quando garoto, participou de um projeto social conduzido pelo músico e criador do bloco/banda Bangalafumenga, Rodrigo Maranhão, aprendendo cavaquinho, instrumento no qual se tornou virtuose. O vínculo com o músico rendeu um convite pra participar do projeto, no qual atua como instrumentista e cantor. Além do “Banga”, como é carinhosamente chamado pelos fãs, Hamilton Fofão também tem uma longa relação com o Jongo da Serrinha e com a Velha Guarda do Império Serrano, onde conviveu com medalhões do samba como Wilson das Neves, Zé Luis do Império, Aluísio Machado, Ivan Milanês, entre outros.

Renato da Rocinha e Hamilton Fofão são os convidados de Diogo Nogueira neste Samba na Gamboa
Renato da Rocinha e Hamilton Fofão são os convidados de Diogo Nogueira neste Samba na Gamboa - Divulgação/TV Brasil

Além da trajetória e formação artística dos convidados, o bate-papo também aborda questões como as transformações vividas no mercado fonográfico. Os artistas comentam que, com os home studios cada vez mais equipados, é possível a um artista desconhecido gravar um disco de qualidade sem precisar gastar muito. A internet e as redes sociais também têm papel fundamental na divulgação do trabalho do músico independente. Cabe ao artista trabalhar duro para reverter a falta de investimento em mídia e divulgação, fazendo muitos shows, tocando em muitas rodas etc. Apesar das dificuldades, os convidados demonstram a satisfação de conseguirem viver do samba. O episódio abre especial espaço para as composições dos convidados e para o trabalho de outros sambistas da nova geração como Inácio Rios, João Martins e Raphael Richaid. Entre os destaques estão “Leva na Moral”, “Salve São Sebastião” e “Pretas, Brancas e Morenas”. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/10/2018 - 10:45

Últimas

O que vem por aí