Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Geraldo Azevedo e Maciel Salú no Samba na Gamboa

Os pernambucanos revelam suas fontes de inspiração

Samba na Gamboa

No AR em 22/06/2018 - 21:45

“Fui criado na roça, em um ambiente onde Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro eram pessoas presentes na vida da gente antes de qualquer outro", conta o compositor e violonista Geraldo Azevedo, um dos artistas mais representativos da música pernambucana. Hoje, seu repertório vai da MPB ao forró. "Quando fui para a cidade, comecei a ouvir rádio e a ter contato com Cauby Peixoto e Angela Maria”, relembra.

Maciel Salú, Diogo Nogueira e Geraldo Azevedo no Samba na Gamboa
Maciel Salú, Diogo Nogueira e Geraldo Azevedo no Samba na Gamboa - Divulgação

Maciel Salú tem um currículo extenso, que passa pela composição, pela carreira de cantor, rabequeiro, professor e até mesmo sucessor de uma das famílias mais ligadas à cultura do Nordeste. “Aprendi a tocar rabeca com o meu avô. Toda tarde, depois do almoço, ele gostava de pegar a rabeca, afinava e tocava lá no quartinho dele”, revela. Salú cresceu no meio do maracatu, das cirandas e cocos. “Um dia, quando ele não estava, peguei a rabeca e comecei a tocar todo desafinado. Quando ele voltou, duvidou que eu sabia tocar. Então pegou a rabeca, desafinou ela toda e me falou que primeiro era preciso saber afinar.  E, aos poucos, foi me ensinando a tocar.”

Diogo Nogueira, Geraldo Azevedo e Maciel Salú cantam grandes sucessos, como É frevo, é Brasil, Casa da rabeca, O xote das meninas e Pelas ruas de Recife.

Direção Geral: Belisario Franca
Direção: Julia Favoretto
Produção: Claudia Lima
Apresentação: Diogo Nogueira

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/11/2015 - 17:05 e atualizado em 18/07/2016 - 21:20

Últimas

O que vem por aí