Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Samba de Dorival Caymmi

Marina de La Riva e o grupo Casuarina fazem tributo ao compositor

Samba na Gamboa

No AR em 15/01/2017 - 05:00

O saudoso Dorival Caymmi, cujo centenário foi comemorado em 2014, é uma das principais figuras da música popular brasileira. Presenteou o samba com os hábitos, as tradições, os costumes e a paisagem da Bahia.

Nascido à beira-mar, em Salvador, aprendeu a tocar violão sozinho. Bebendo na riquíssima fonte da música negra, Caymmi desenvolveu um estilo pessoal de cantar e compor, marcado pela espontaneidade nos versos, pela riqueza melódica e pelo tom dengoso e sensual. Em 1938, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se apresentou na Rádio Tupi, cantando o samba O que É que a Baiana Tem? e, para nossa sorte, ganhou o mundo.

O grupo Casuarina e a cantora Maria de La Riva, separadamente, desenvolveram trabalhos para celebrar o centenário de Caymmi. Casuarina lançou o álbum No Passo de Caymmi, em que revisita de 17 grandes clássicos do mestre.
“Talvez Caymmi seja o compositor mais adequado para se mergulhar, porque é a arte do simples, da síntese, de ser muito rico com muita pouca palavra”, explica o vocalista João Cavalcanti. “Nesse sentido, foi a melhor escolha que poderíamos fazer.”

Filha de cubano e brasileira, a carioca Mariana de La Riva concebeu o espetáculo Marina Canta Caymmi, no qual passeia pelas composições favoritas do compositor baiano.

Entre os sucessos cantados nessa edição estão Rosa Morena, Saudade da Bahia, e Lá vem a baiana.

Apresentação: Diogo Nogueira
Direção: Belisario Franca
Produção: Cláudia Lima

 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/01/2016 - 20:35 e atualizado em 11/01/2017 - 18:20

Últimas

O que vem por aí