Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Até que ponto seu cabelo define quem você é?

Sem Censura debate a importância do cabelo na identidade das pessoas

Sem Censura

No AR em 19/02/2020 - 18:00

O Sem Censura discute a importância do cabelo para a construção da identidade e da autoestima, com a escritora Simone Mota, autora do livro infantil Que cabelo é esse, Bela, sobre aceitação dos fios crespos e todos os conflitos. Também recebemos a cabeleireira Luena Garcia, dona de um salão especializado em cabelos afro e urbanos.

A conversa inclui o filme Hair Love, que conquistou o Oscar na categoria de Melhor curta-metragem de Animação. O curta mostra, com delicadeza, como é importante meninas e meninos negros se verem nas telas de uma maneira positiva. Criado por Matthew Cherry e Karen Rupert, produzido pela Sony, o filme tem patrocínio de imaportante marca de beleza. 

Lançada online em dezembro, a produção  acompanha uma família negra e conta como um pai se esforça para arrumar os cabelos crespos da filha. Mesmo sem jeito, ele insiste e vê tutoriais para pentear a filha. Em quase sete minutos de duração, o curta apresenta ao público uma trama que envolve aceitação, autoconfiança e amor. 

Durante o programa, a escritora Simone Mota fala sobre sua experiência com o próprio cabelo e que a inspirou a escrever a obra Que Cabelo É Esse, Bela?. Lançado em 2018, para crianças a partir de nove anos, a publicação oferece uma bonita reflexão sobre a implicância que as pessoas têm com suas madeixas.

Luena Garcia também comenta a dificuldade de adultos aceitarem suas madeixas brancas e como o estado dos fios afeta a vida das pessoas.

A relação com o cabelo afro impacta a vida de milhões de pessoas, além de demandar uma rotina de cuidados que pode passar pelo alisamento. O dia a dia também incluiu pequenas agressões e casos de racismo. Porém, um olhar atento mostra que  gerações estão vencendo preconceitos e estereótipos. Muitos jovens negros e negras, assim como protagonista de "Hair Love", buscam inspiração para o cuidado com seus cabelos crespos e cacheados na internet.

Aceitação dos cabelos crespos e afro ainda esbarra em racismo
Aceitação dos cabelos crespos e afro ainda esbarra em racismo - Nappy from Pexels

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/02/2020 - 12:05

Últimas

O que vem por aí