Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fiocruz é referência para combate ao Covid-19

Laboratório vinculado ao SUS pesquisa vacina e remédio contra a doença

Sem Censura

No AR em 15/04/2020 - 14:00

O Sem Censura Especial Coronavírus continua trazendo informações e debates importantes sobre a pandemia de Covid-19. A doença tem sobrecarregado o sistema de saúde do mundo inteiro.

Vamos saber mais, no programa desta tarde de quarta-feira, sobre o trabalho do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A unidade foi selecionada como referência para o combate ao novo coronavírus nas Américas, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A entrevistada é a chefe do laboratório, a virologista e pesquisadora Marilda Siqueira.

Laboratório da Fiocruz é referência da OMS para coronavírus nas Américas
Laboratório da Fiocruz é referência da OMS para coronavírus nas Américas - Divulgação/ Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

A Fiocruz já é referência para vírus do tipo influenza, mas a partir de agora poderá receber amostras de Covid-19 de outros países da região para aprofundar estudos que possam levar ao desenvolvimento de uma vacina e ao aprimoramento de diagnósticos, além de testes de medicamentos para a doença.

Neste Sem Censura, nosso apresentador Bruno Barros conversa também com a médica e especialista em saúde pública Ligia Bahia. Ela explica a importância do sistema único de saúde, o SUS, que é público e gratuito. Em outros países, como Estados Unidos e Equador, doentes estão desassistidos.

A médica sanitarista Ligia Bahia, professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ), também explica que o “isolamento vertical” não tem base na ciência e porquê a medida não funciona, na prática.

E de um dos restaurantes mais badalados da cidade do Rio de Janeiro, saberemos como a chef Roberta Ciasca está administrando a cozinha e as entregas em casa.

Ao vivo, você fica sabendo também das notícias mais importantes do dia, como nossos repórteres de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Grande lição da pandemia é a defesa do SUS, defende médica sanitarista Ligia Bahia
Grande lição da pandemia é a defesa do SUS, defende médica sanitarista Ligia Bahia - Abrasco

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/04/2020 - 12:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí