Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Os hospitais estão preparados para o coronavírus?

Chefe da pneumologia do HUPE revela como está a situação nas unidades

Sem Censura

No AR em 03/04/2020 - 14:00

O Sem Censura Especial está com você durante a pandemia da Covid-19. Vamos entender como os hospitais brasileiros se prepararam para tratar pacientes de coronavírus e como as equipes de saúde estão lidando com a situação.

Nossa conversa, por Skype, é com o chefe do setor de pneumologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, o médico Rogério Rufino. Ele conta qual a situação nos hospitais de referência. Desde janeiro, com base no alerta dos infectologistas, o sistema de saúde vem se preparando silenciosamente para este momento.

Referência na área de pneumologia, autor de vários livros e ex-presidente de sociedades médicas, Rogério Rufino explica como foi o treinamento na unidade que coordena. Ele também comenta como os profissionais de saúde estão se protegendo, e confirma se há ou não material suficiente para todos, principalmente, na rede pública. As equipes têm que lidar com o estresse e o medo de contaminação em sua rotina diária, tanto no hospital, como em casa.

Dr. Rufino, também coordena uma campanha para arrecadar recursos e montar mais 50 leitos de UTI no HUPE. Cada leito de tratamento intensivo custa, em média, R$ 100 mil e é fundamental para o suporte respiratório aos pacientes mais graves, aumentando suas chances de recuperação. Saiba como doar para o HUPE aqui.

Ainda neste programa, vamos falar de música! O apresentador Bruno Barros bate um papo com a cantora Fernanda Abreu. Ela conta como é trabalhar no isolamento social.

Além de entrevistas e depoimentos, o Sem Censura traz as notícias mais importantes do dia, ao vivo, com nossas repórteres do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília.

Pneumologistas são os médicos responsáveis por tratar doenças respiratórias e pulmonares
Pneumologistas são os médicos responsáveis por tratar doenças respiratórias e pulmonares - Foto: Pexels - Licença: CC0/Domínio Público

Criado em 03/04/2020 - 12:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí