Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o colapso do sistema de saúde por causa da Covid-19

Pesquisa também mostra aumento de casos de ansiedade e depressão

Sem Censura

No AR em 05/05/2020 - 14:00

O Sem Censura Especial Coronavírus está de volta nesta terça-feira (5) com informações sobre a Covid-19. Aqui, você fica sabendo das notícias mais importantes do dia, com a participação de nossos jornalistas do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo.

Neste programa vamos entender o colapso no sistema de saúde, que foi previsto para o fim de abril. Já faltam vagas para internação em hospitais e pessoas doentes podem morrer por falta de atendimento. O médico sanitarista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Daniel Soranz, explica como está a situação no estado do Rio.

No ritmo atual de evolução de casos, leitos não são suficientes, mesmo com novos hospitais de campanha, alertam especialistas
No ritmo atual de evolução de casos, leitos não são suficientes, mesmo com novos hospitais de campanha, alertam especialistas - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pesquisadores começam a discutir a criação de uma fila única no sistema de saúde, com aluguel de leitos da rede privada. A medida já está em estudo em São Paulo.

Em entrevista por Skype, o médico Daniel Soranz também explica o que pode acontecer, nos próximos dias, com quem precisar de internação e de respiradores.

No estúdio, o apresentador Bruno Barros conversa com o psicólogo Alberto Filgueiras, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O especialista comenta pesquisa que ouviu 1.460 pessoas por meio da internet e comprovou aumento de casos de ansiedade e depressão por conta da pandemia. Ele também orienta como encontrar saídas para os problemas.

Na pesquisa de Filgueiras, ele antecipa os três grupos que sofrem mais: pessoas que vivem com idosos durante a quarentena, portadores de doenças crônicas, de risco para a Covid-19 e os trabalhadores que não podem ficar em confinamento. 

Trabalhadores que não podem fazer quarentena sofrem com doenças mentais
Trabalhadores que não podem fazer quarentena sofrem com doenças mentais, por Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Criado em 05/05/2020 - 12:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí