Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mario Sergio Cortella debate diversidade e tolerância

Filósofo reflete sobre a necessidade de cooperação na humanidade

Sem Censura

No AR em 17/09/2020 - 07:00

O Sem Censura desta quinta-feira (17) traz uma reflexão especial. Recebemos o filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella para uma conversa sobre diversidade e intolerância, assuntos abordados em sua nova publicação A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano. No estúdio, quem comanda a entrevista é o apresentador Bruno Barros.

Escrito originalmente com Janete Leão Ferraz e publicado em 2012 com o título Escola e Preconceito: docência, discência e decência, o livro ganhou novo nome e foi reformulado para os tempos atuais. Com a intolerância, polarização, hostilidade e o desprezo como objetos de estudo, a obra fala sobre os impactos na sociedade atual, muitas vezes, prejudicando o convívio saudável.

As grandes conquistas do ser humano se deram pela cooperação, filosofa Mario Sergio Cortella
As grandes conquistas do ser humano se deram pela cooperação, filosofa Mario Sergio Cortella - CPFL Cultura/Tatiana Ferro / CC BY

No novo livro, Cortella explica como reconhecer e tolerar e a diferença entre conflito e confronto. O autor busca demonstrar como desarmar situações que possam desencadear violência. A obra também reflete sobre a necessidade de inovar e de partilhar, destacando a complementaridade na diferença e a riqueza na pluralidade.

Mario Sergio Cortella nasceu em Londrina, no Paraná, em 1954. É filósofo, mestre e doutor em Educação, professor-titular da PUC-SP e professor-convidado da Fundação Dom Cabral desde 1997. Atua também como conferencista e é autor de 36 livros, entre eles "Qual é a tua obra?", "Por que fazemos o que fazemos?" e "A Sorte Segue a Coragem!".

Confira ainda nesta edição todas as informações atualizadas ao vivo sobre a  pandemia com jornalistas do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo.

Você pode participar usando #semcensura no Twitter. A sua mensagem pode ser lida ao vivo.

Criado em 17/09/2020 - 07:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí