Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cabra marcado para morrer

Documentário é uma das principais obras da filmografia do cineasta

Soy Loco por ti Cinema

No AR em 02/02/2016 - 02:30

O documentário de Eduardo Coutinho apresenta a história das Ligas Camponesas no nordeste do Brasil, construída em torno da figura do líder camponês João Pedro Teixeira, que foi assassinado em 1962. A filmagem foi interrompida em 1964 por causa do golpe militar.

Dezessete anos depois, Coutinho volta a se reunir com os camponeses que haviam trabalhado no primeiro filme, incluindo Elizabete Teixeira, viúva de João Pedro. Juntos, eles retomam o fio da história e compõem uma síntese viva e comovente dos últimos vinte anos.

Ao resgatar o projeto, o diretor reúne os mesmos técnicos, locais e personagens reais com quem trabalhou nos anos 1960. O tema principal da produção passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

Considerado uma das principais obras da filmografia do saudoso documentarista Eduardo Coutinho, “Cabra Marcado para Morrer” foi reconhecido pela crítica em diversos eventos audiovisuais. No Festival do Rio, o longa conquistou o prêmio de Melhor Filme e o FIPRESCI, honraria também ganha no Festival de Berlim. A produção brasileira também recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Havana e no Festival Internacional de Cinema Etnográfico e Sociológico de ParisInédito. 119 min.




Ano de estreia: 1984. Gênero: documentário. Direção: Eduardo Coutinho, com Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar, Tite de Lemos.

Classificação Indicativa: 18 anos

Criado em 10/09/2015 - 20:39 e atualizado em 10/09/2015 - 20:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí