Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Zona sur

Drama revela as complexas relações sociais na Bolívia

Soy Loco por ti Cinema

No AR em 23/03/2013 - 03:00

Zona surA vida segue sem grandes contratempos na mansão de uma família da elite boliviana que mora na Zona Sul de La Paz. Carola, a matriarca da família, vive com os três filhos, Patricio, Bernarda e André. Os empregados Wilson e Marcelina, indígenas aymara, são responsáveis pelos serviços domésticos.

No decorrer da trama ao trazer à tona situações cotidianas da família de Carola, o longa revela o quadro político do país e a crescente agitação social que prenuncia o embate entre as classes. As temáticas não são apresentadas de forma explícita, mas sim na rotina isolada e silenciosa da mansão.

A própria estética e o comportamento de cada personagem ajuda a estabelecer a diversidade étnica e a conjuntura social da Bolívia. Isso pode ser notado ao verificar a característica europeia e aristocrática de Carola, os traços indígenas e as atitudes subversivas da filha Bernarda e a relação empregado-patrão existente entre Wilson e Carola. Vale mencionar também os hábitos simples do menino André, um jovem sonhador que vive em seu próprio mundo nos telhados da residência.

Filmado em tomadas de plano-sequência e dirigido por Juan Carlos Valdivia, o longa boliviano Zona sur estaca cada detalhe da arquitetura e decoração da casa. Em certo ponto, a impressão é que a mansão protagoniza o filme. Sem cortes, a câmera passeia pelos elementos de cena como se costurasse o passado da família. Nesse sentido, os personagens surgem no enquadramento da câmera quase que casualmente, como se o foco fosse antes de tudo direcionado para a casa.

Premiado em Sundance por melhor roteiro e melhor direção, Zona Sur também levou o cinema boliviano a outras conquistas importantes. O longa ganhou o público no Festival de Tokyo, recebeu o prêmio por melhor fotografia no Festival de Cinema Iberoamericano, em Huelva, na Espanha, e venceu nas categorias prêmio especial do júri, melhor roteiro e melhor ator para Pascual Loayza (no papel de Wilson) no Festival de Cinema de Guadalajara. Inédito. 108 min.




Título original: Zona sur. País de origem: Bolívia. Ano de estreia: 2009. Gênero: drama. Direção: Juan Carlos Valdivia, com Ninón del Castillo, Pascual Loayza, Nicolás Fernández, Juan Pablo Koria, Mariana Vargas, Viviana Condori, Luisa De Urioste, Glenda Rodríguez, Ximena Alvarez, Juana Chuquimia.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/03/2013 - 16:02 e atualizado em 06/03/2013 - 16:05

Últimas

O que vem por aí