Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escritor Geovani Martins comenta o livro Vila Ápia no Trilha de Letras

Trilha de Letras

No AR em 10/01/2024 - 22:00

O escritor Geovani Martins é entrevistado pela apresentadora Eliana Alves Cruz neste episódio inédito do programa Trilha de Letras. O convidado aborda seu mais recente livro, o romance "Via Ápia", e comenta sua origem na favela, tema tratado na publicação.

Durante a conversa, Geovani Martins destaca a trama da nova obra e explica a proposta de "Via Ápia". O título traz uma narrativa que acompanha a vida de cinco amigos em uma favela após a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) - experiência vivida pelo próprio escritor na realidade do Rio de Janeiro. Ele revela a dinâmica da coexistência em um espaço restrito. "O que configura uma favela é muita gente e pouco espaço. Você vai ter dentro do mesmo beco uma série de regionalidades que se encontram. Nessa troca, temos toda uma movimentação linguística", destaca o autor que ainda menciona a combinação de ritmos, a experiência de mudanças e o envolvimento com diversos tipos de pessoas.

Trilha de Letras - Geovani Martins e Eliana Alves Cruz

Primeiro livro, mercado editorial e projetos originais

Ainda nesta entrevista, Geovani Martins fala sobre a recepção do seu livro de estreia, "O Sol na Cabeça", título de 2018 que foi lançado em nove países. Na ocasião, ele veio ao Trilha de Letras, então apresentado por Raphael Montes, para conversar sobre a primeira publicação da carreira literária.

O autor recorda seu interesse pelos livros. "Gosto de escrever. A primeira forma organizada foram os blogs", lembra o convidado que participou da Festa Literária das Periferias, em 2012, e passou a ter uma relação mais horizontal do que vertical com o tema que o permitiu se desenvolver. "Sempre tive a literatura com uma companhia. Ela esteve comigo em todos os momentos da minha vida", define.

Geovani Martins debate com Eliana Alves Cruz as mudanças no mercado editorial de lá para cá e analisa o panorama atual. O autor ainda conta para os telespectadores da emissora pública quais são os seus novos projetos literários originais e pontua parâmetros que o ajudaram a se formar para atuar na profissão.

"As trocas são fundamentais. Também tenho o hábito da leitura desde criança. Acho que essas duas coisas são importantes para hoje em dia eu trabalhar com literatura e fazer meus livros. É o lugar da onde eu parto quando eu quero fazer alguma coisa", declara o escritor ressaltando seu pertencimento.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/01/2024 - 15:50

Últimas

O que vem por aí