Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luciany Aparecida discute identidades autorais no Trilha de Letras

Opção estética para assinatura de obras pauta entrevista inédita

Trilha de Letras

No AR em 17/01/2024 - 22:00

Escrever sob outro nome não é uma novidade no mundo da literatura: pseudônimos, heterônimos, anônimos sempre existiram. Mas e quando a opção por uma nova identidade é estética? É sobre isso que a autora baiana Luciany Aparecida conversa com Eliana Alves Cruz neste episódio inédito do programa Trilha de Letras.

Com obras publicadas sob nomes diferentes, a escritora lançou recentemente o primeiro romance assinado com seu próprio nome: "Mata Doce". No livro, ela conta a história de mulheres em uma vila rural do interior da Bahia. Durante o bate-papo, Luciany lê um trecho do título e também comenta assuntos como criação literária, linguagem e tradição.

Trilha de Letras - Luciany Aparecida

Assinatura estética para repensar a escrita

Luciany Aparecida recorda sua relação com os textos desde as experiências na infância e destaca as descobertas com os estudos. A romancista aprendeu sobre autoras que assinavam com outros nomes. "Tive informações sobre mulheres faziam isso como uma prática de repensar a sua escrita dentro do cenário literário", afirma ao citar Gloria Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo 'bell hooks', e a perspectiva de se analisar também a estética. "Não é um heterônimo é uma assinatura estética", define.

A entrevistada conta a origem esse movimento. "Existe uma tradição de mulheres no continente americano principalmente, que estão envolvidas ou querendo repensar o período colônia e a herança da violência patriarcal. Elas reescrevem o nome fazendo referência à avó materna", explica Luciany.

Durante a conversa, a convidada ressalta a origem da assinatura como Ruth Ducaso em alguns de seus livros e fala sobre a motivação para essa iniciativa. "Eu criei o nome Ruth Ducaso em referência a minha avó materna que se chama Ruth. Comecei a inventar essa assinatura com a qual escrevi textos que dialogassem com essas tragédias de um país que passou por movimentos coloniais", recorda.

Dando a Letra

No Dando a Letra, quadro da atração que apresenta uma dica literária, a booktuber Tamy Ghannam recomenda a leitura do livro "Inhamus", obra da autora cearense Kah Dantas. A narrativa acompanha uma jornalista que retorna para sua terra natal no interior e encara um passado que gostaria de esquecer.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/01/2024 - 14:15

Últimas

O que vem por aí